Medicina Funcional
Gosto muito de conversar com meus pacientes com exemplos do dia a dia, para que entendam, através de linguagem simples e acessível como é o funcionamento do seu corpo. Por isso vou usar uma analogia com o seu carro.
Certo dia, enquanto um homem dirigia pelas montanhas, ele parava de vez em quando para colocar pedras no porta-malas do carro. A cada nova pedra, seu carro ficava cada vez mais lento e afundava cada vez mais. Parando novamente para jogar mais uma pedra, de repente - BAMMM !!! - sua suspensão cedeu.
O tanque de gasolina bateu na calçada, faíscas voaram, a gasolina pegou fogo. Quando os bombeiros e policiais chegaram ao local, nada restava do carro do homem, exceto metal retorcido e cinzas fumegantes.
Você é como o carro daquele homem. Você passa a vida acumulando vários tipos de "pedras" (estressores), conscientemente ou não, que colocam uma carga crescente na capacidade do seu corpo de funcionar normalmente. Estes são estressores "tóxicos". Em outras palavras, qualquer coisa que sobrecarregue o funcionamento normal do seu corpo e o afaste de uma saúde ideal pode ser justamente chamado de toxina.
Ao longo da estrada da vida, a carga total de estressores tóxicos pode se tornar demais. A ruptura física ocorre. Uma grande crise de saúde se instala - câncer e outras condições degenerativas como ataque cardíaco, derrame, diabetes, mal de Alzheimer, intestino irritável, esclerose múltipla, síndrome da fadiga crônica, artrite, alergias e muitas, muitas outras crises desse tipo. São condições nas quais o funcionamento normal dos vários sistemas do corpo, trabalhando juntos para combater doenças e produzir saúde, ficam comprometidos. Existem muitas "pedras" no porta-malas.
Assim você precisa entender o conceito de carga total e desta forma, você vai conseguir decifrar o código para resolver muitas doenças crônicas. Carga total é o termo para o acúmulo de coisas que são desagradáveis para a capacidade do seu corpo de funcionar normalmente. Você pode ser capaz de lidar com alguns deles, mas à medida que os estressores tóxicos se acumulam, eventualmente seu corpo não consegue continuar puxando a carga. É difícil dizer o quanto cada fator está afetando você até você abordar isso. Vamos assumir que cada pedra representa uma carga fisiológica, bioquímica, metabólica, emocional e/ou estrutural no corpo humano. Com quantos dos seguintes você está sofrendo neste momento? Se você realmente deseja melhorar sua saúde, saiba que você chegou no lugar certo.
Uma abordagem diferente da medicina tradicional
Todos os anos, aumenta o número de pessoas que procuram cuidados de saúde. No entanto, as taxas de doenças estão aumentando. A obesidade está em alta. Diabetes, doenças autoimunes e taxas de câncer estão aumentando. Assim, a disposição das pessoas em buscar soluções não medicamentosas é um passo na direção certa, mas o paradigma precisa mudar antes que as pessoas vejam uma verdadeira melhora em sua saúde. Os médicos devem concentrar sua atenção nos lugares certos e começarem a entender o conceito de medicina funcional.
Se você está na prática há mais de alguns anos, provavelmente já teve sua parcela de casos que simplesmente não respondeu ao tratamento médico tradicional, ajustes e terapia. A abordagem de medicina funcional pode adicionar uma nova e excitante dimensão à sua prática e abrir portas por ajudar seus pacientes com sintomas “envelhecidos” a alcançar saúde e boa forma física.
Como os ajustes corretos, que se concentram na relação entre as doenças e a saúde, a medicina funcional enfoca a relação entre a saúde e os processos biológicos, bioquímicos e a função psicológica. Cada tratamento é um processo altamente personalizado; duas pessoas com o mesmo diagnóstico pode exigir diferentes testes diagnósticos e intervenções terapêuticas.
Muitos médicos funcionais se orgulham (e com razão) de sua capacidade de ajudar pacientes com os típicos sintomas incompreendidos pela maioria dos colegas. No entanto, eles enfrentam também desafios de doenças debilitantes como
fibromialgia, diabetes, hipertensão, síndrome do intestino irritável e artrite. Praticando a medicina funcional diagnóstica torna-se uma forma de expandir os serviços e tratar um número diversificado de condições.